sábado, 7 de fevereiro de 2009

APRENDER A ESCREVER




  • nas palavras que têm o som de am, em, im, om, um escreve-se sempre m antes de p e b





ex ambição, tempo, importante, ombro, Umberto





1- procura palavras no dicionário com esta regra e regista-as no teu caderno.












  • o "s" entre vogais (a,e,i,o,u), lê-se sempre "z"


ex. casa, asa, mesa, presa, acesa



1-procura palavras com esta regra no dicionário e regista-as no teu caderno







  • as palavras que não são verbos terminam em ão, quando a sílaba tónica é a última


ex. avião, camião, mansão, alimentação, perdão

1-procura palavras com esta regra no dicionário e regista-as no teu caderno







            • as formas verbais só terminam em ão quando é futuro


            ex- eles farão os deveres



            eles comerão sopa ao jantar



            as nossas mães falarão com a professora depois das aulas

            1-inventa frases e regista-as no teu caderno




            • o "i" e o "u" nunca se escrevem sozinhos. em vez de "i" escreve-se "e" e em vez de "u" escreve-se "o"


            ex. O Pedro come um bolo de chocolate.



            A Flora e a Rosa foram ao cinema.



            1 pede aos teus pais que te ditem palavras






            • o "o" no fim das palavras le-se sempre "u"


            ex- gato,caso, como,miudo,olho,sopro,



            1 pede aos teus pais que te ditem palavras







            • o "c" quando está junto de "e" ou de "i" muda de som


            ex. cinema, cenoura, cebola, cimo

            1-procura palavras com esta regra no dicionário e regista-as no teu caderno







            • o "g" junto de "e" ou de "i" também muda de som


            ex. gira, gente, ginástica, nio



            1-procura palavras com esta regra no dicionário e regista-as no teu caderno






                          • as palavras em que o som "s" entra duas vezes na palavra, geralmente primeiro escreve-se "c" e depois "s" ou "ss"


                          ex- acesso, incessante, processo, necessidade



                          1- pede aos teus pais que te ditem palavras






                                      • as palavras que são formas verbais e terminam em "ecer" escrevem-se com "c"


                                      ex- agradecer, adormecer, agradece. adormece









                                      • nas formas verbais em que a penúltima sílaba é aberta , ela (grita bem alto) e não deixa fugir os gémeos "ss"


                                      ex. andasse, amarrasse, congelasse, lavasse, olhasse, sentasse


                                      • mas quando a penúltima silaba é fraquita e mal consegue falar o "s" não se ouve e então separa-se dela com um hifen(tracinho)


                                      ex. anda-se, amarra-se, congela-se, lava-se, olha-se, senta-se





                                      EXERCICIOS




                                      1. PEDE AOS TEUS PAIS OU AMIGOS MAIS CRESCIDOS QUE TE DITEM PALAVRAS E TENTA ESCREVE-LAS ACERTANDO : EHEHEEHEHE. NÃO VAI SER NADA FÁCIL. DESAFIO-TE A CONSEGUIRES






                                      CLASSIFICAR PALAVRAS

                                      classificação de palavras quanto ao número de sílabas:



                                      nota: para sabermos classificar as palavras devemos saber dividi-las em sílabas (uma silaba é um conjunto de letras que se dizem (pronunciam) de uma só vez)





                                      • monossilabos_ são palavras formadas por uma sílaba ( pai, mãe, pão)

                                      • dissilabos - são palavras formadas por duas silabas (gato, casa, hoje)

                                      • polissilabos- são palavras com três ou mais silabas ( macaco, banana, avião, espectáculo)


                                      EXERCICIOS



                                      1- Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. (monossílabo, dissílabo, polissílabo)


                                      rei ______________ rainha _______ cavaleiro___________ uma ________
                                      tartaruga __________ silêncio ______________ lia ____________ bonita __________
                                      vaca __________ porquê _________ sandália __________ jipe _________________
                                      lê _______________ pai ________________ sapateiro ________ Verão __________





                                      2- Divide em sílabas as seguintes palavras.

                                      passarinho ____________________ massa _____________________
                                      carroça _______________________ passadeira __________________________
                                      passou _________________ passear ___________________
                                      amassou ___________________ visses __________________________

                                      3-Escreve frases com as palavras do exercício nº1.












                                      sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

                                      a hora do conto
















                                      estivemos na Biblioteca Municipal de Torres Vedras e fomos ouvir a hora do conto, as duas meninas que estavam lá contaram muito bem a história do "planeta azul ". Nós rimos muito e adoramos, fizemos alguns trabalhos na sala e tiramos muitas fotografias.

                                      as fotos do Miguel















                                      o Miguel tirou estas fotos! divirtam-se a vê-las

                                      quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

                                      a lagarta E.G.A. (PALAVRAS ESDRUXULAS, GRAVES, AGUDAS

                                      Era uma vez uma lagartinha muito engraçada que morava no país da classificação das palavras quanto à silaba tónica ( a sílaba tónica era a mais forte).

                                      Era uma cidade com um nome muito complicado de decorar. As palavras que moravam noutras cidades por vezes queriam ir tomar chá com algumas palavras dessa cidade mas perdiam-se e não encontravam as casas no meio de tanta confusão.

                                      Então a LAGARTA EGA teve uma grande ideia, ela seria a guia turistica da cidade e quando alguma palavra vizinha quisesse tomar um chazinho com as suas amigas e comer umas bolachinhas de chocolate,ela gritaria bem alto o nome e assim iriam abrir a porta.

                                      grande ideia!!!! disseram todos.

                                      entao num lindo dia de sol, o velho amigo panorapalavrix quis visitar o amigo PARDAL, e a lagarta EGA , logo se ofereceu para gritar. parDAAALLLLLLL era de facto a última silaba , e lá morava a dona AGUDA, que já tinha preparado o seu famoso bolo de chocolate quente e um belo chá de tilia.

                                      dias mais tarde apareceu o CARAMELO, vinha também tomar um chá .a lagarta EGA que nessa altura estava a ver a "Vip Manicure", não gostou nada de ser interrompida, mas lá gritou bem alto. caraMEEEEEEEEEEEEElo, era mesmo a penúltima silaba e a senhora GRAVE veio logo à janela , mas também com aquela gritaria quem não seria capaz de a ouvir????

                                      mas o que a irritou mesmo, foi quando apareceu a BRICA, foi mesmo na hora em que ela ia começar a ver o "tá a gravar",- isto era imperdoável!!!!! -disse ela = agora estou mesmo furiosa. Abriu a janela e encheu os pulmões de ar e gritou tanto que na cidade inteira se ouviu: a FAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA brica está a chegar. Veio toda a gente à rua a pensar que era alguma emergência, mas não era. é que a antepenúltima silaba era a silaba mais surda que por ali havia e nem se tinha lembrado de fazer chá , de tão esquecida que estava.

                                      finalmente a lagarta EGA podia ir ver o seu programa favorito. e fechou a janela com tanta força que os vizinhos nem se atreveram a perguntar-lhe mais nada.


                                      desde esse dia jamais se esquecerão:

                                      • palavras agudas- são aquelas em que a sílaba tónica é a última ( chaminé, avião)
                                      • palavras graves- são aquelas em que a sílaba tónica é a antepenúltima sílaba( caderno, palavra, sapato)
                                      • palavras esdrúxulas- são aquelas em que a sílaba tónica é a antepenúltima sílaba( árvore,rio, essencialmente)

                                      e vós não se esqueçam de a chamar cada vez que dela precisarem.

                                      EXERCICIOS

                                      Chegou a Primavera, viva a Primavera, repetiam os pássaros empoleirados nos troncos carregados de flores. Foi então que o Inverno resolveu aproximar-se para ver o espectáculo mais de perto. Pôs óculos e ficou olhando, com surpresa, a bela árvore colorida.


                                      1- Escreve as palavras agudas, graves e esdrúxulas que há no texto.
                                      agudas_
                                      graves_
                                      esdrúxulas_

                                      2- Escrever uma frase com, pelo menos, uma palavra esdrúxula _________________________________________________________________________

                                      3-Escrever uma frase com pelo menos duas palavras agudas

                                      _____________________________________________________________________

                                      4-Escrever uma frase com, pelo menos, quatro palavras graves

                                      ____________________________________________________________________



                                      5- procura palavras no dicionário e depois classifica-as quanto á posição da sílaba tónica (usa a lagartinha)


















                                      terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

                                      graus dos adjectivos

                                      GRAUS DOS ADJECTIVOS

                                      NORMAL_ TRISTE


                                      COMPARATIVO de :

                                      IGUALDADE- TÃO TRISTE COMO...
                                      SUPERIORIDADE- MAIS TRISTE DO QUE…
                                      INFERIORIDADE- MENOS TRISTE DO QUE…



                                      SUPERLATIVO ABSOLUTO SINTÉTICO-TRISTISSIMO
                                      SUPERLATIVO ABSOLUTO ANALITICO- MUITO TRISTE

                                      SUPERLATIVO RELATIVO SUPERIORIDADE- O MAIS TRISTE
                                      SUPERLATIVO RELATIVO INFERIORIDADE- O MENOS TRISTE
                                      1- observa a frase:
                                      "A Francisca é uma menina muito vaidosa."
                                      1.1- descobre o(s) adjectivo(s) presente(s) nesta frase:_______________
                                      2- escreve de novo a frase colocando o adjectivo no grau comparativo de igualdade
                                      ________________________________________________________
                                      3- agora reescreve a frase colocando o adjectivo nos restantes graus.
                                      _________________________________________________________
                                      4- inventa novas frases com os adjectivos:
                                      veloz-
                                      guloso-
                                      colorido-
                                      4.1- reescreve-as nos graus dos adjectivos que aprendeste.
                                      bom trabalho!

                                      domingo, 1 de fevereiro de 2009

                                      angulos

                                      Nome:_____________________________ data__________________


                                      Ângulo agudo - é aquele que mede menos de noventa graus( 90. )
                                      ângulo recto - é aquele que mede noventa graus( 90.)
                                      ângulo obtuso- é aquele que mede mais de noventa graus (90.)



                                      1. Desenha os ponteiros de um relógio de maneira a que formem os seguintes ângulos (usa o transferidor para confirmares as tuas respostas):


                                      Ângulo obtuso

                                      Ângulo recto

                                      Ângulo agudo

                                      2. Completa.

                                      um triângulo tem _________ lados.
                                      Tem _______ ângulos ______________ e ________ ângulo ________________.
                                      A amplitude de um ângulo agudo é ________________ do que a de um ângulo recto.


                                      3.- desenha figuras e depois mede os seus ângulos