sábado, 21 de fevereiro de 2009

classes e ordens

Para conseguirmos ler números “muito grandes” (exemplo: 1 987485), temos que os “ver” como se os seus algarismos estivessem “colados” aos grupinhos de três.Cada grupinho desses chama-se CLASSE


Então, a 1º classe é a das UNIDADES, porque o seu algarismo mais à direita é o das unidades.

Classe das Unidades
Ordem = Centenas de Unidades Dezenas de Unidades Unidades

Com mais de três algarismos, mudamos de classe...

Portanto, a 2ª classe é a dos MILHARES

Classe dos Milhares
ordem=Centenas de Milhar Dezenas de Milhar Unidades de Milhar


Vamos agora unir estas duas classes, para vermos como fica um número com seis algarismos:


234 567


Temos, então, uma nova classe, que vai ter que ser baptizada...
1 000 000 é o primeiro número que aparece com mais de seis algarismos. Ele é mil vezes maior que 1000 e, portanto, chama-se 1 milhão.
E a classe de três algarismos que começa por ele é a classe dos MILHÕES.


Classe dos Milhões
ordem=Centenas de Milhão Dezenas de Milhão Unidades de Milhão
Eis as três classes todas juntas:

Classe dos Milhões=

Centenas de Milhão
Dezenas de Milhão
Unidades de Milhão

Classe dos Milhares=

Centenas de Milhar
Dezenas de Milhar
Unidades de Milhar

Classe das Unidades=

Centenas de Unidades
Dezenas de Unidades
Unidades

Podemos concluir que:
Cada grupo de algarismos representa uma classe. A 1ª classe é a das Unidades, a 2ª é a dos Milhares e a 3ª é a dos Milhões;
Cada classe tem três ordens (Unidades, Dezenas e Centenas), cujo nome varia consoante a classe em que estiverem colocadas, por exemplo: Ordem das Unidades de Milhar, Dezenas de Milhões, etc;
As classes têm de ser formadas por três algarismos, excepto a última, a da esquerda, que pode ter um ou dois algarismos.

ficha de trabalho de matematica-3

1-Decompõe e escreve por extenso, de acordo com o exemplo dado.


234567,78=200000 + 30000 + 4000 + 500 + 60 + 7 + 0,7 + 0,08=Duzentas e trinta e quatro mil quinhentas e sessenta e sete unidades e setenta e oito centésimas


67865,456=


965412,4=


23490,453=



2-Pinta os números pares de azul e os ímpares de
amarelo.


2345,4890,8731,9986,5432,1091,5413,5210
9008,7065,7597,3267,5432,1087,2357,8866,1212
9809,1111,3972

3-Escreve os seguintes números por ordem decrescente.

4256 342 256 425 8765 3487 9876 456732

______ > ______> ______> ______> ______> ______> ______> ______


4- Resolve:

345678 x 523 = 978 : 25 =





5-Lê com muita atenção os seguintes problemas e resolve-os.

O senhor Ferreira comprou novecentas e dezoito mangas e resolveu arruma-
-las em 57 caixotes. Quantas mangas ficaram em cada caixote?
Não te esqueças de fazer a prova para veres se a conta está correcta!

ficha de trabalho de matematica -2

1-Completa conforme o exemplo.


2,68 m2 = 2 m2 + 68 dm2
1,39 m2 = _____________________ 6,86732 m2 = __________
4,75 m2 = ______________________ 8,43291m2 = _______
9,3425 m2 = ____________________ 5,5603 m2 =____________


2-Reduz:

4,5 m = ____________ km 0,76 hm = ______________ m

9 dam = ____________ cm 156 dm = _______________ mm



3-Efectua:

537432 : 56 =






4-Escreve em algarismos.


dois milhões - ____________________________________________
sete milhões- ____________________________________________
cinco milhões- ____________________________________________
dez milhões - _____________________________________________

ficha de trabalho de matematica -1

1-Considera o número 12 654 039,78.

1.1. Qual é o algarismo que representa a ordem:

- das unidades - ___
- das centenas - ___
- dos milhões - ___
- dos milhares - ___
- das centésimas - ___

1.2. Qual é a ordem representada pelo algarismo:

- 1 - __________________________ 6 - _________________________
- 3 - __________________________ 7 - _________________________

1.3. Qual é o valor dos seguintes algarismos:

- 1 - 10000000 5 - ___________ 4 - ___________ 7 - ________

1.4. Quantos milhares tem o número? ____________
1.5. Quantas unidades tem o número? ____________
1.6. Quantos milhões tem o número? _____________
1.7. Escreve a leitura do número por ordens.
______________________________________________________________________________________________________________________________

1.8. Escreve a leitura do número por classes
__________________________________________________________________



2-Completa o esquema. Apresenta todas as tuas contas.


10 000 x ______________ ______________ + 350 000



3 000 000 : ____________ um milhão ______________ - 200 000



800 000 + _____________ 1 318 000 - _____________

ficha de trabalho de matematica


- Lembram-se quem foi visitar o nosso amigo Ash?

O seu avô, muito bem.
Mas as suas aventuras não acabam por aqui. Ele lembrou-se de algo que vocês já estudaram com certeza : os sólidos geométricos.

1- És capaz de dizer com qual dos sólidos geométricos que conheces se parece a casa do avô do Ash? __________________________________________________________


2- Diz qual o nome dos restantes sólidos que conheces.
.........................................................................................................................................


3- Diz quantas faces têm :
o cubo ___________ o paralelepípedo __________ a esfera ________


4 Quantas arestas tem o:
Cubo __________ paralelepípedo ________ pirâmide _______



O Ash e o Pikachu resolveram ir visitar a Quinta do avô. Lá, encontraram a sua amiga Misty. Com tantas coisas para ver e observar, resolveram fazer um concurso: quem conseguia responder correctamente às várias questões que o Pikachu ía fazendo!?
Escolhe com qual deles (Ash ou a Misty) é que queres jogar e ajuda-o a chegar ao fim com o maior número de respostas correctas. Parceiro escolhido: ............................



5- Ordena correctamente os números:
36,567,32,18,345,1000,100,123


- por ordem crescente:
________________________________________________________
- por ordem decrescente:
________________________________________________________


6-Coloca os sinais <>


0,3 ...... 0,5 0,8 ....... 0,7 0,9 ...... 0,6 0,5 ...... 0,6
0,2 ...... 0,1 0,9 ....... 0,1 0,2 ...... 0,3 0,1 ...... 1,0


7-Calcula mentalmente:


5 x 10 = ............. 9 x 100 = .............. 8 x 1000 = ............ 45 x 100 = ...........
9 x 10 = ............. 4 x 100 = ............. 5 x 1000 = ............ 50 x 1000 = ..........
18 x 10 = ........... 7 x 100 = ............. 2 x 1000 = ............ 450 x 10 = ...........

8-Escreve a leitura dos seguintes numerais ordinais:

38º-
12º-
26º-
43º-
50º-
9º-

9-Escreve por extenso como no exemplo:
1,3 --> uma unidade e três décimas
3,8 --> ........................................................................................
8,9 --> .........................................................................................
0,3 -->...........................................................................................



10-Ajuda a resolver as seguintes situações problemáticas:
A Mariana tem uma colecção de 250 selos. A tia deu-lhe mais duas dezenas e meia.
- Quantos selos tem agora?



Dados Indicação Operação









11- O Pikachu foi passear e viu um rebanho de ovelhas. Contou 329 na primeira vez e mais três centenas, duas dezenas e nove unidades na Segunda vez.
- Quantas ovelhas contou ao todo?



Dados Indicação Operação







12-O Fábio tinha uma centena e meia de abelhas. A Joana tem o triplo.
- Quantas tem a mais a Joana?





Dados Indicação Operação







13-A Mariana tinha uma nota de 20 €. Comprou umas calças que custaram
15,75€ e uma camisola que custou 4 €. Quanto recebeu de troco?




Dados Indicação Operação








14-
No fim da tarde e depois de terem caminhado tanto tempo pela Quinta, encontraram uma fonte muito antiga, junto de um poço. O Ash e os amigos observaram que, de acordo com a numeração romana que estava gravada, tinha sido construída há pelo menos 170 anos.


- Em que ano foi a fonte construída? Escreve o resultado em numeração romana .


Dados Indicação Operação







































os tipos e formas de frase


os tipos de frase:

a frase pode ser :

tipo declarativo ou afirmativo- dá uma informação, termina com um ponto final

ex: O João é um menino muito aplicado.


tipo interrogativo- faz uma pergunta, termina com ponto de interrogação

ex. Estás a ir para a escola?


tipo imperativo- dá uma ordem, termina com ponto final ou ponto de exclamação

ex: Sentem-se!

Vai para a cama.



tipo exclamativo- mostra admiração, surpresa ou espanto

ex: Que vestido bonito!

Eu nem tinha visto que estavas aí!

Comeste bolo de chocolate!



mas as frases só têm duas formas


afirmativa- declaram uma ideia

ex. Os doces fazem mal à saúde.


negativa_ negam uma ideia

ex:Os doces não fazem mal à saúde.

Os doces nunca fazem mal à saúde!


exercicios

1- indica o tipo e a forma de cada frase:


Fale mais alto, por favor!

Andam a montar casa?

Estou tão contente!

Eles não viajarão nas próximas férias.

Já não faz calor, nesse mês?

Não venhas comigo!

Não fiquei nada desanimado!

A Ana viajou há duas semanas.









sinonimos e antónimos


sinonimos são palavras que têm o mesmo significado ou sentido

ex: bonito=lindo, belo


antónimos são palavras que significam o contrário

ex: largo=estreito, esguio,curto

exercicios

1-Escreve os antónimos( contrário).

O lobo era muito mau.
______________________________________________________________________
A Filipa levava uma saia muito comprida.
_______________________________________________________________________
O João era um rapaz muito gordo.
______________________________________________________________________
Eu fui noite para a casa da minha amiga Luísa.
______________________________________________________________________
O meu pai é muito alto.
______________________________________________________________________
O caracol está infeliz porque não há sol.
______________________________________________________________________
A gata da tua tia Manuela é muito bonita.
_______________________________________________________________________
Hoje, eu lavei a cara com água muito fria.
_______________________________________________________________________
O casaco do Pedro é azul muito escuro.
_______________________________________________________________________
A foca está muito contente com o seu amigo golfinho.
_______________________________________________________________________

2- copia as mesmas frases, substituindo as palavras a negrito pelos seus sinónimos