quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

fotos
















obrigada, pelos comentarios simpaticos que deixaram:), lembram-se que falamos sobre fotografias, pois é.... só eu é que posso coloca-las(parece-me) mas vou tentar descobrir uma maneira de vós as colocardes. ate lá deixo-vos aqui algumas guloseimas.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

a costa

Estudo do Meio
4º Ano
Data: _______________________


O que é a costa?
Chama-se costa ou litoral à parte do território banhada pelo mar, ou seja, costa é a zona onde a terra se encontra com o mar.

Enquanto sobrevoavam a costa portuguesa, o Pedro perguntou ao tio:
O tio Manuel é piloto e por isso sobrevoa muitas vezes a costa portuguesa de helicóptero. No fim-de-semana passado convidou o Pedro e o Francisco para um passeio de helicóptero.
Enquanto sobrevoavam a costa portuguesa, o tio Manuel explicou ao Pedro e ao Francisco que a costa de Portugal Continental tem mais de 800 km de extensão e apresenta aspectos muito variados, assim como as costas das Regiões Autónomas.
O tio Manuel também explicou que há zonas onde o mar avança pela terra dentro (reentrâncias), são as baías ou enseadas e golfos. Mas, também há zonas onde é a terra que entra pelo mar dentro (saliências), são os cabos, cabedelos e os promontórios.
O Pedro e o Francisco também viram que a costa apresenta vários aspectos: umas vezes baixa, arenosa (praias), outras vezes é alta, caindo a pique sobre as águas (arribas ou falésias).
O Pedro e o Francisco adoraram o passeio de helicóptero. Conseguiram ver a costa portuguesa toda. Viram praias, dunas, cabos, arribas, baías, estuários, entre muitos outros aspectos interessantes.


1) Praia – Costa baixa e arenosa.
2) Duna – Pequenas elevações de areia junto á praia.
3) Cabo – Porção de terra que entra pelo mar dentro.
4) Arriba – Costa alta e pedregosa.
5) Baía – Reentrância da costa de forma aproximadamente circular.
6) Estuário – Parte terminal de um rio que alarga perto da foz.

classificar palavras quanto ás silabas

Nome________________________________ Data___________________


podemos classificar as palavras quanto ao número de sílabas:

se tiver uma chamamos monossilabo
se tiver duas chamamos dissilabo e se tiver três ou mais chamamos polissilabo

1- Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. (monossílabo, dissílabo, polissílabo)


rei ______________ rainha ______________ cavaleiro_________________ uma _______________
tartaruga ______________ silêncio ________________ lia _________________ bonita ______________
vaca _____________ porquê ________________ sandália ________________ jipe __________________
lê _______________ pai ________________ sapateiro _______________ Verão ____________________

2- Divide em sílabas as seguintes palavras.

passarinho _____________________________
massa _________________________________________
carroça ________________________________
passadeira _____________________________________
passou ________________________________
passear ________________________________________
amassou _______________________________
visses _________________________________________

3- Escreve frases com as palavras do exercício nº1.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

bairro dos pronomes

Nome __________________________________________

Data ___________________________________________


NO BAIRRO DOS PRONOMES

A cidade da Língua era uma cidade como as outras. A gente importante morava no centro e a gente pobre morava nos subúrbios.
- Vamos percorrer a cidade nova, que é a que mais nos interessa – propôs Narizinho.
Montaram o Rinoceronte, que se pôs a trote pelo morro abaixo. Chegados ao sopé, saltaram em terra, porque não seria gentil penetrarem na cidade da Língua montados em tão notável animal.
- Que bairro será este? – perguntou Narizinho.
- É um bairro muito importante, o dos nomes .
- E aquele?
- Bom – disse o Rinoceronte – aquele é o bairro dos adjectivos.
Os meninos admiraram-se de só verem palavras atreladas e então o Rinoceronte explicou que os adjectivos, coitados, só podem movimentar-se atrelados aos nomes
Emília, o Narizinho, o Rinoceronte e os meninos continuaram a viagem pela cidade da Língua e chegaram ao bairro dos pronomes.
- Os pronomes moram naquelas casinhas ali em frente – informou o Rinoceronte.
- A primeira, a mais pequena, é a dos pronomes pessoais.
Bateram à porta. Veio abrir o pronome Eu.
Narizinho fez as apresentações e o pronome Eu apresentou-lhes, por sua vez, os seus irmãos – Tu, Ele, Ela, Nós, Vós, Eles, Elas.
Na outra casa encontravam-se outros pronomes com as respectivas esposas (…).
Emília estava radiante: “Gosto muito de conhecer os pronomes”.

Monteiro Lobato (adaptado)

I. Responde sobre o que te é pedido sobre o texto.

1. Quais são as personagens principais do texto?

__________________________________________________________

2. Como se chama a cidade que Narizinho, Emília e o Rinoceronte foram conhecer?

_______________________________________________________________
3. Assinala com um X o trajecto seguido pelas personagens, na viagem à cidade da Língua.

Bairro dos pronomes, Bairro dos nomes, Bairro dos adjectivos.

Bairro dos adjectivos, Bairro dos nomes, Bairro dos pronomes.


Bairro dos nomes, Bairro dos adjectivos, Bairro dos pronomes.



II. Funcionamento da Língua

1. Copio as frases, substituindo os nomes por pronomes pessoais.

Os pronomes moram naquelas casinhas ali em frente.

_____________________________________________________________

Emília estava radiante.

_____________________________________________________________

Narizinho fez as apresentações.

_____________________________________________________________

Emília, O Narizinho, o Rinoceronte e os meninos continuaram a viagem pela cidade da Língua.
_____________________________________________________________

2. Completo as frases, usando pronomes pessoais.

______ vamos à piscina.
______ queres vir também?
______ tem dois irmãos pequenos.
______ penso ficar em casa.
______preparais as vossas lições.
______viu um ninho.




3. Completa as frases com os respectivos pronomes pessoais.

______ fui às compras e também levei a minha prima. ______ comprou um livro. De seguida, _____ fomos a uma pastelaria e encontrámo- ____ com um amigo. _____ convidou-____ para irmos ao cinema com ____ noutro dia.

4. Sublinha neste pequeno texto os pronomes pessoais que encontrares.

“. . . – Que tens tu, menina?
- Tenho frio. – respondeu.
- Encosta-te a mim que o meu pêlo é quentinho.
Mas daí a pouco, estava de novo a chorar.
- Que tens tu, menina? – perguntou o coelhinho.
- Quero a minha casa. . . – respondeu ela."

5. Constrói um pequeno texto sobre o tema que preferires, aplicando os pronomes pessoais.

__________________________________________________________________

___________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

publica-o nos comentários

bom trabalho:)

os determinantes

Nome:_____________________________ Data:_________ Inf._________


(o , a , os , as) - são os determinantes artigos definidos

(um, uma, uns , umas)- são os determinantes artigos indefinidos

Lê com muita atenção.

- A menina tem uma flor na mão.

- O rapaz lê um livro.

- Estas violetas e aquelas rosas são tão lindas!

- A minha casa fica no terceiro andar.

1.1. A que classe gramatical pertencem as palavras sublinhadas?______________________


  • 1.2. Indica o género e número das palavras que se seguem:

    rapaz-


    menina -


    flor -


    livro-


    violetas -


    rosas-


    casa-


    andar-





    Nas frases que acabaste de ler aparecem palavras destacadas ( a negrito)que estão antes dos nomes e servem, entre outras coisas, para:

    Ajudar a conhecer o género e o número do nome a que estão ligadas.

    Estas palavras constituem a classe gramatical –

OS DETERMINANTES


1- Determinantes Artigos


DEFINIDOS - o,a,os,as
INDEFINIDOS-um,uma,uns,umas


Exercícios:

A. Sublinha os determinantes artigos das frases e clasifica-os correctamente. Segue o exemplo:

- A Marta e a Eliana têm uma piscina com um escorrega.

A – determinante artigo definido, feminino, singular.
a - determinante artigo definido, feminino, singular.
uma - determinante artigo indefinido, feminino, singular.
um - determinante artigo indefinido, masculino, singular.



- Umas amigas da minha mãe e uns amigos do meu pai foram passear.




- O menino fez uma cópia enorme.




- Uma mulher gritou.


- A lua é o satélite da Terra.



- Uns garotos subiram o muro da minha casa.


- As férias foram muito divertidas.


- A Carolina leu um livro muito engraçado.



- A Celeste, à noite guardava a caneta e os lápis.








2- Determinantes Possessivos

meu,minha,teu,tua,seu,sua,nosso,nossa,vosso,vossa,

meus.minhas,teus,tuas,seus,suas,nossos,nossas,vossos,vossas,






Exercícios:

B. Sublinha os determinantes possessivos das frases e classifica-os correctamente. Segue o exemplo:

- A minha professora é simpática.

minha – determinante possessivo, feminino, 1ª pessoa do singular.



- O meu pai e a minha mãe foram comigo à praia.




- Os vossos cães gostam da nossa gatinha.



- Abram a porta, meus filhos! Sou a vossa mãe.



- A cabra e os seus cabritinhos.


- Cuidado com o lobo durante a minha ausência.


- Onde estão os meus filhos?


- Os vossos cadernos estão limpos.


- A nossa mãe tem uma voz mais fina.


- Tenho que ir comprar hortaliças para o nosso almoço.



3- Determinantes demonstrativos


este,esta,esse,essa,aquele,aquela,o outro, a outra, o mesmo, a mesma

estes,estas,esses,essas,aqueles,aquelas, os outros, as outras, os mesmos, as mesmas

tal
tais

Exercícios:

C. Sublinha os determinantes demonstrativos das frases e classifica-os correctamente. Segue o exemplo:

- Essa janela e aquela porta são muito frágeis.

Essa – determinante demonstrativo, singular, feminino.
aquela - determinante demonstrativo, singular, feminino.



- Este anel e esta pulseira foram-me dados no meu aniversário.


- Aquela moça vivia numa lindíssima quinta.

- Este chocolate não presta.

- Quanto custa este relógio?

- O tal filme é bom.

- Eu uso o mesmo perfume que tu.

- O palhaço fixava aquele menino de cabelos ondulados.

- Ele admirava esses olhos.

- A criança entendeu o outro significado.

- Aqueles bonecos azuis são muito bonitos.

- Este grilo gosta de cantar.

- Esses berlindes eram meus.

- Os outros rapazes fugiram e deixaram-nos sozinhos.

- Eu tive a mesma ideia que tu.

os antonimos

Escreve o contrário (antonimos).

O lobo era muito mau.
______________________________________________________________________
A Filipa levava uma saia muito comprida.
_______________________________________________________________________
O João era um rapaz muito gordo.
______________________________________________________________________
Eu fui noite para a casa da minha amiga Luísa.
______________________________________________________________________
O meu pai é muito alto.
______________________________________________________________________
O caracol está infeliz porque não há sol.
______________________________________________________________________
A gata da tua tia Manuela é muito bonita.
_______________________________________________________________________
Hoje, eu lavei a cara com água muito fria.
_______________________________________________________________________
O casaco do Pedro é azul muito escuro.
_______________________________________________________________________
A foca está muito contente com o seu amigo golfinho.
_______________________________________________________________________