segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

numeros décimais ( parte inteira e parte decimal)

OS NÚMEROS TÊM
Parte inteira
ou parte inteira e parte décimal

1234- é um número com parte inteira
2564,1- é um número com parte inteira (2564) e parte décimal (1)


vamos ver

parte inteira são as classes ( milhões, milhares , unidades) e as ordens (centena,dezena,unidade)
a seguir vem a parte decimal são as décimas, centésimas, milésimas.

vamos ler o número:
2564,1- dois mil quinhentos e sessenta e quatro unidades e uma décima
duas unidades de milhar, cinco centenas, seis dezenas, quatro unidades e uma décima




Escreve por extenso:

0,1- uma décima
0,2- _____________________________________
100,3 cem unidades e três décimas
0,3- _____________________________________
234,6- __________________
0,4- _____________________________________
312,9- _________________
0,5- _____________________________________
485,4- _________________
0,6- _____________________________________
567,2- ___________________
0,7- _____________________________________
643,1- ________________
0,8- _____________________________________
782,4- _______________
0,9- _____________________________________
894,7- _______________
1- 1 unidade
1,1- uma unidade e uma décima _________________________________
1,2- _____________________________________
1000,4- mil unidades e quatro décimas__________________________________
1,3- ______________________________
2000,5- ____________________
2,4- __________________________
3000,1- ______________________
2,5- ____________________
4000,6- ________________________________
3,6- ___________________________
5000,2- _______________________
3,7- ____________________________
6000,3- ___________________
4,8- _________________________
7000,8- ________________________________
4,9- _______________________
8000,9- ________________________________
10, 4- dez unidades e quatro décimas
9000,7- __________________
14,6- ____________________________________
23,5- ____________________________________
34,2- ____________________________________
48,3- ____________________________________
56,9- ____________________________________
78,1- ____________________________________

como resolver problemas (dicas)

Lê o problema do início até ao fim. Não comeces por resolver o problema sem que o tenhas lido todo!

Identifica todos os números incluindo aqueles que te parecem não ser importantes.

Verifica se todos os números do problema são necessários, se há números a mais ou faltam números.

Lê de novo o problema e faz um desenho ou esquema que te ajude a compreender o problema.

Lê de novo o problema e de seguida tenta responder às questões: “O que é que se quer saber?” e “Qual deverá ser a minha resposta?”.

Pergunta a ti próprio: “Qual a operação, operações ou estratégias que devo usar para dar resposta ao problema?”.

Pergunta a ti próprio se já resolveste um problema parecido ou parcialmente parecido.

Indica um valor aproximado para a solução do problema. Pensa, por exemplo, se a solução deverá ser um número “grande” ou um número “pequeno”.

Resolve o problema.

Verifica se o número encontrado poderá ser a resposta correcta ao teu problema.

as medidas de comprimenro


As medidas de comprimento



Km hm dam m dm cm mm

Devemos sempre ver onde estamos e para onde queremos ir.


350 m = __________dm
628 dm = ___________ cm
106 m = ___________ cm
2028 cm =________ __ dm
56,7 dm = _________ m
1826 cm = ________dm
0,1 m = _____________dm
100 cm = ____________ m
10 dm = ___________ cm


12 m= mm
5,6m= dm
9856mm= m
78,5cm= dm
98cm= m
676,3cm= m
3mm= dm
91,34dm= mm


3dm= m
54,3m= dm
9321m= cm
542,7dm= m
81cm= dm
782,3dm= m
3m= mm
45cm= dm


434m= dm
9,345dm= cm
542,3cm= m
123,4cm= mm
321m= cm
619,3dm= cm
334m= dm
0,124m= dm

resolução de problemas, AREA DO QUADRADO E DO RECTANGULO

1-O senhor Manuel pretende vedar um terreno quadrangular com uma rede. Sabendo que o lado do terreno mede 60 m, calcula:

1.1. O número de metros de rede necessários para vedar o terreno.

indicação operação



_________________________________________________________________

1.2. Qual o custo da vedação, se cada metro de rede custar 2, 40 €.?


indicação operação




_______________________________________________________________

INFORMAÇÃO

Para calcular a área ( A ) de um quadrado, multiplicam-se os lados A : l x l .

Multiplicam.se os lados que tenham as mesmas unidades de medida.

Não podemos, multiplicar por exemplo: m x cm , mas sim m x m ou cm x cm

Portanto:

A : 5cm x 5cm = 25cm2

POR ISSO DIZEMOS QUE A ÁREA É SEMPRE EM MEDIDAS AO QUADRADO






Para calcular a área ( A ) de um rectângulo - A : comprimento x largura ( c x l )

* O COMPRIMENTO É SEMPRE O LADO MAIOR


Multiplicam.se os lados que tenham as mesmas unidades de medida.

Não podemos, multiplicar por exemplo: m x cm , mas sim m x m ou cm x cm

Portanto:

A : 7cm x 4cm = 28cm2

2- De uma folha de cartolina a Mariana cortou um rectângulo com 7 dm de comprimento e 30 cm de largura e o seu colega Óscar cortou um quadrado com 5 dm de lado. Quem cortou a figura com a maior área?

INDICAÇÃO OPERAÇÃO

____________________________________________________________

a diferença entre familia de palavras e área vocabular

  • a familia de palavras são palavras que derivam da mesma palavra (são as filhas)

terra_ aterrar, terreno, terraço, enterrar, terreiro, aterrador

entendeste?
então escreve palavras da familia de :
ruído-
jardim-
pesca-
mar-


  • a área vocabular são um conjunto de palavras que nos fazem lembrar um tema


tema=

escola- professor, aluno, recreio, livros, cadernos, pasta, afia, cadeiras, quadro.....


entendeste?
então agora escreve a área vocabular de
casa_
hospital-
escritório-

e lá voltamos nós à aprendizagem

escreve-se quando existe alguma coisa. nos outros casos escrevemos à. quando estamos muito admirados ou espantados escrevemos ah!


ex Há muitas laranjas no meu pomar.
Tu foste à escola de manhã?
Ah! Viste aquele macaco na televisão?
1- Agora lanço-te um desafio ihihihhhi.
vê se descobres as diferenças.....
  • faz como no exemplo :
a)concelho/conselho
um concelho é.....
um conselho é....
b) concerto/conserto
c) cozer/coser
d) massa/maça
e) pás/paz
f) ora/hora
g) no/nu
h) era/hera
i) roído/ruído
j) serra/cerra
k) foice/foi-se
l) sela/cela
m) houve/ouve
n) cinto/sinto
o) acento/assento
agora ainda mais dificil.... serás capaz????
a) ilegivel/elegivel
ilegivel é...
elegivel é...
(hum... será que acertaste?????)
vamos continuar??? boa:))))))))))))))
b) suava/soava
c)debaixo/de baixo
d) duque/do que
e) dever/ de ver
f) soube/sob
( eu cá acho que estás a desistir!!!!) não estás????? ahhhh mas eu vou conseguir que desistas ihihihihhi vou já pôr mais dificil ainda
g) senão/se não
h) a Deus/adeus
i) contudo/com tudo
j) bendita/ bem dita
l) agente/ a gente
m) havia/ a via
(aposto que não foste capaz!!!!!)
se foste escreve lá nos comentários as tuas respostas ou será res postas ?

continuar a aprender a escrever

ora vamos lá continuar com as boas aprendizagens da Língua Portuguesa:


  • os nomes que não têm "s" escrevem-se com "z" no grau diminutivo

ex- cão=cãozinho

jardim=jardinzinho

pau= pauzinho

1 experimenta copiar palavras ou nomes e coloca-las no grau diminutivo

  • no inicio das palavras quando ouves o som "eis" deves escrever "ex"

ex. explicar,exclamar,extrair,explosão

1-procura palavras com esta regra no dicionário e regista-as no teu caderno

  • quando há palavras que têm "an,in,on,un" , a seguir escrevemos "ch"

ex. mancha, lancha, concha. mancha, Funchal

1-procura palavras com esta regra no dicionário e regista-as no teu caderno

  • para saberes se deves escrever com "o" , nas formas verbais, experimenta dar-lhe ordens, vais ver como é fácil não te enganares mais:

repara:

almocei-almoça tu! adorei- adora tu! comi- come tu! provei- prova tu!

  • quando tens duvidas não esqueças que as palavras começadas por "de" escrevem-se sempre com "s"

ex desenho, desejo

1-procura palavras com esta regra no dicionário e regista-as no teu caderno