segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
numeros décimais ( parte inteira e parte decimal)
Parte inteira
ou parte inteira e parte décimal
1234- é um número com parte inteira
2564,1- é um número com parte inteira (2564) e parte décimal (1)
vamos ver
parte inteira são as classes ( milhões, milhares , unidades) e as ordens (centena,dezena,unidade)
a seguir vem a parte decimal são as décimas, centésimas, milésimas.
vamos ler o número:
2564,1- dois mil quinhentos e sessenta e quatro unidades e uma décima
duas unidades de milhar, cinco centenas, seis dezenas, quatro unidades e uma décima
Escreve por extenso:
0,1- uma décima
0,2- _____________________________________
100,3 cem unidades e três décimas
0,3- _____________________________________
234,6- __________________
0,4- _____________________________________
312,9- _________________
0,5- _____________________________________
485,4- _________________
0,6- _____________________________________
567,2- ___________________
0,7- _____________________________________
643,1- ________________
0,8- _____________________________________
782,4- _______________
0,9- _____________________________________
894,7- _______________
1- 1 unidade
1,1- uma unidade e uma décima _________________________________
1,2- _____________________________________
1000,4- mil unidades e quatro décimas__________________________________
1,3- ______________________________
2000,5- ____________________
2,4- __________________________
3000,1- ______________________
2,5- ____________________
4000,6- ________________________________
3,6- ___________________________
5000,2- _______________________
3,7- ____________________________
6000,3- ___________________
4,8- _________________________
7000,8- ________________________________
4,9- _______________________
8000,9- ________________________________
10, 4- dez unidades e quatro décimas
9000,7- __________________
14,6- ____________________________________
23,5- ____________________________________
34,2- ____________________________________
48,3- ____________________________________
56,9- ____________________________________
78,1- ____________________________________
como resolver problemas (dicas)
Identifica todos os números incluindo aqueles que te parecem não ser importantes.
Verifica se todos os números do problema são necessários, se há números a mais ou faltam números.
Lê de novo o problema e faz um desenho ou esquema que te ajude a compreender o problema.
Lê de novo o problema e de seguida tenta responder às questões: “O que é que se quer saber?” e “Qual deverá ser a minha resposta?”.
Pergunta a ti próprio: “Qual a operação, operações ou estratégias que devo usar para dar resposta ao problema?”.
Pergunta a ti próprio se já resolveste um problema parecido ou parcialmente parecido.
Indica um valor aproximado para a solução do problema. Pensa, por exemplo, se a solução deverá ser um número “grande” ou um número “pequeno”.
Resolve o problema.
Verifica se o número encontrado poderá ser a resposta correcta ao teu problema.
as medidas de comprimenro
Km hm dam m dm cm mm
Devemos sempre ver onde estamos e para onde queremos ir.
350 m = __________dm
628 dm = ___________ cm
106 m = ___________ cm
2028 cm =________ __ dm
56,7 dm = _________ m
1826 cm = ________dm
0,1 m = _____________dm
100 cm = ____________ m
10 dm = ___________ cm
12 m= mm
5,6m= dm
9856mm= m
78,5cm= dm
98cm= m
676,3cm= m
3mm= dm
91,34dm= mm
3dm= m
54,3m= dm
9321m= cm
542,7dm= m
81cm= dm
782,3dm= m
3m= mm
45cm= dm
434m= dm
9,345dm= cm
542,3cm= m
123,4cm= mm
321m= cm
619,3dm= cm
334m= dm
0,124m= dm
resolução de problemas, AREA DO QUADRADO E DO RECTANGULO
1.1. O número de metros de rede necessários para vedar o terreno.
indicação operação
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1.2. Qual o custo da vedação, se cada metro de rede custar 2, 40 €.?
indicação operação
_______________________________________________________________
Para calcular a área ( A ) de um quadrado, multiplicam-se os lados A : l x l .
Multiplicam.se os lados que tenham as mesmas unidades de medida.
Não podemos, multiplicar por exemplo: m x cm , mas sim m x m ou cm x cm
Portanto:
A : 5cm x 5cm = 25cm2
POR ISSO DIZEMOS QUE A ÁREA É SEMPRE EM MEDIDAS AO QUADRADO
Para calcular a área ( A ) de um rectângulo - A : comprimento x largura ( c x l )
* O COMPRIMENTO É SEMPRE O LADO MAIOR
Multiplicam.se os lados que tenham as mesmas unidades de medida.
Não podemos, multiplicar por exemplo: m x cm , mas sim m x m ou cm x cm
Portanto:
A : 7cm x 4cm = 28cm2
2- De uma folha de cartolina a Mariana cortou um rectângulo com 7 dm de comprimento e 30 cm de largura e o seu colega Óscar cortou um quadrado com 5 dm de lado. Quem cortou a figura com a maior área?
INDICAÇÃO OPERAÇÃO
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a diferença entre familia de palavras e área vocabular
- a familia de palavras são palavras que derivam da mesma palavra (são as filhas)
entendeste?
então escreve palavras da familia de :
ruído-
jardim-
pesca-
mar-
- a área vocabular são um conjunto de palavras que nos fazem lembrar um tema
entendeste?
então agora escreve a área vocabular de
casa_
hospital-
escritório-
e lá voltamos nós à aprendizagem
escreve-se há quando existe alguma coisa. nos outros casos escrevemos à. quando estamos muito admirados ou espantados escrevemos ah!
- faz como no exemplo :
continuar a aprender a escrever
- os nomes que não têm "s" escrevem-se com "z" no grau diminutivo
ex- cão=cãozinho
jardim=jardinzinho
pau= pauzinho
1 experimenta copiar palavras ou nomes e coloca-las no grau diminutivo
- no inicio das palavras quando ouves o som "eis" deves escrever "ex"
ex. explicar,exclamar,extrair,explosão
1-procura palavras com esta regra no dicionário e regista-as no teu caderno
- quando há palavras que têm "an,in,on,un" , a seguir escrevemos "ch"
ex. mancha, lancha, concha. mancha, Funchal
1-procura palavras com esta regra no dicionário e regista-as no teu caderno
- para saberes se deves escrever com "o" , nas formas verbais, experimenta dar-lhe ordens, vais ver como é fácil não te enganares mais:
repara:
almocei-almoça tu! adorei- adora tu! comi- come tu! provei- prova tu!
- quando tens duvidas não esqueças que as palavras começadas por "de" escrevem-se sempre com "s"
ex desenho, desejo
1-procura palavras com esta regra no dicionário e regista-as no teu caderno