quinta-feira, 19 de março de 2009

vamos pensar matemática

1- Tem 3 algarismos. O algarismo de maior valor absoluto é 8. O algarismo das
dezenas é o número ímpar imediatamente a seguir ao 3. O outro
algarismo é o resultado da adição de 1,5 + 1,5.


2 Faz a leitura dos números, unindo correctamente:

1834,6 1 Dezena, 8 unidades, três décimas, quatro centésimas, e seis milésimas


18,346 Catorze mil, trezentas e oitenta e cinco unidades



183,46 Cento e oitenta e três unidades e quarenta e seis centésimas

Dezoito mil, trezentas e quarenta e seis décimas



3- Considera os números 3, 5, 6, 0 e 8.

3.1- Escreve o número em que:

• O algarismo das unidades seja o maior dos números ímpares representados

• O 6 seja o algarismo das unidades de milhar.
• O algarismo das centenas seja o 8.
• O algarismo de maior valor relativo não seja o “0”.
Os algarismos sejam todos diferentes



4- Ordena por ordem decrescente

13,6 hm 0,42 Km 340 m 1460 cm 25,2dam


5 - Escreve V (verdadeiro) ou F (falso).
No número 8764302 há:

87643 centenas 87milhões 8764 milhares


6- Completa a sequência:

1500-2100-


7-Reduz à unidade pedida
0, 45 Km = ____________ m 456 m2 = _________________ cm2
3,98 hm = ______________ Km 0,78 dm2 = ______________ mm2

9567 dam = _____________ cm


8-Como se chama a linha que divide a circunferência em duas partes iguais?



9-Como se chama a linha que une qualquer ponto da circunferência ao seu centro?



10-Qual a amplitude de uma circunferência?


11- Desenha uma figura geométrica onde identifiques os vários ângulos que estudaste nas aulas:




12-Utilizando o transferidor, desenha e classifica um ângulo com amplitude superior a 90.º



13- Efectua:

347653 : 48 =

2769 : 26 =

457,46 + 89,32 + 56 =

650,78 – 0,996 =

56,32 X 9,8 = __________



14- A Joana saiu de casa às 17h 30m para ir ao cinema. Chegou 45 minutos depois, mas ainda faltavam 10 minutos para começar o filme.
14.1- De acordo com a informação indica, desenhando no relógio, as horas a que a Joana:





15 A sala de jantar mede 6,7 m de comprimento e 35 dm de largura. Qual é a forma geométrica da sala? De quantos metros é o seu perímetro?





16 Estabelece as seguintes equivalências:

3,74 x 0,1 = 3,74 : 10 =

7,71 x 100 = 7,71 : 0,01 =

89,31 x 100 = 89,31 : 0,01 =

999 : 1000 = 999 x 0,001 =



17- Reduz à unidade pedida:


3,5 m = __________cm

7,29 dm = ___________ mm

1,2 cm = ____________hm


2,1 m2 = __________cm2

9 km2 = ______________dm2

98,89 cm2 = ________mm2




18-1. Decompõe os seguintes números


1436,94 = _________ + _________ + _________ + _________ + ________
74329 = _________ + _________ + _________ + _________ + ________


19- O tio António tem um terreno rectangular, onde irá fazer a sua plantação de milho.

a. Quantos metros de rede deve comprar para vedar o terreno, sabendo que o comprimento é de 4000cm e a largura é de 20m.

b- Calcula a área do terreno





1. A família Lopes tem cinco pessoas. Sara, a mãe tem 35 anos. A avó Júlia tem o quádruplo da idade da neta Inês, que tem menos 20 anos que a mãe. O Luis tem a terça parte da idade da irmã e o Miguel tem o dobro da idade do Luís. O pai, João, tem o quádruplo da idade do filho do meio.



No quadro Isabel escreveu os seguintes números:

25 640 25 064
25 604 25 406

1.1 – A Rita leu:”vinte e cinco mil, seiscentas e quarenta unidades.”
O Francisco leu:” vinte cinco mil, quatrocentas e seis unidades”.
A Inês leu:” vinte e cinco mil e sessenta e quatro unidades.”
O João leu:” vinte e cinco mil, seiscentas e quatro unidades”.

1.2 – Rodeia o número lido pelo João.

2 – Assinala com X o conjunto de números que se apresenta por ordem decrescente.



O jardim é rectangular, medindo 65 metros de comprimento e 420 dm de largura. Assinala com X onde se indica o perímetro do jardim.

_____212 m _____214 m
_____220 m _____241 m



Numa corrida de bicicletas entraram 50 ciclistas e todos chegaram ao fim.
A Catarina foi a primeira e o Filipe foi o último.
Assinala com X o lugar em que ficou o Filipe.

_____quinto lugar
_____vigésimo lugar
_____quinquagésimo lugar
_____quadragésimo quinto lugar

a reconquista cristã e a formação do condado portucalense


reconquista cristã

Os muçulmanos não conseguiram dominar
totalmente a Península Ibérica. Uma região,
no Norte, escapou a esse domínio :
as Astúrias.


Os cristãos não desistiram de reconquistar os
seus territórios. Seguindo o exemplo de
Pelágio, primeiro rei das Astúrias, avançaram
com a Reconquista Cristã e, no século XI,
havia já outros reinos cristãos : Leão,
Castela, Navarra e Aragão.
formação do condado portucalense

Durante a Reconquista Cristã,
D. Afonso VI, rei de Leão e Castela,
foi auxiliado por cruzados franceses
entre os quais D. Henrique.
D. Afonso VI recompensou-o,
doando-lhe o Condado Portucalense
e a sua filha D. Teresa em casamento.

Assim,D. Henrique torna-se Conde de Portugal.
D. Henrique desejou tornar o Condado Portucalense independente, mas morreu
sem o conseguir, em 1114.
O seu filho D. Afonso Henriques era muito novo e, por
isso, D. Teresa passou a governar o Condado.

Assim que D. Afonso Henriques, seu filho, atingiu os 14 anos, armou-se a si
próprio cavaleiro e entrou em conflito com sua mãe D. Teresa. Em 1128 deu-se a
Batalha de S. Mamede.
Neste conflito, D. Teresa e seus partidários foram derrotados. Vitorioso, D. Afonso Henriques assumiu o governo do Condado.

Como já se disse, D. Afonso Henriques, em 1128,passou a governar o Condado Portucalense

Quando assumiu o poder, D. Afonso Henriques tinha
dois objectivos :

1.º - Conseguir a independência do Condado, lutando contra D. Afonso VII, seu primo

2.º - Alargar o território, lutando contra os Mouros.

O seu grande sonho era ser rei de Portugal – conseguiu-o no ano de 1143,
quando foi assinado o Tratado de
Zamora. Neste documento D. Afonso VII
reconhecia a independência do Condado Portucalense, que passou a chamar-se
Portugal, e D. Afonso Henriques intitulou-se rei.

D. Afonso Henriques, para alargar o território, iniciou
um período de conquistas de terras aos Mouros.
Fez numerosas conquistas, com avanços e recuos.
a difícil missão de alargar o território português não
terminou com o fim do seu reinado. Os reis que lhesucederam deram continuidade à sua expansão

árabes, muçulmanos ou mouros



Depois dos romanos, outros povos chegaram à Península. Eram os mouros, que vindos do
Norte de África atravessaram o Estreito de Gibraltar e entraram na Penínsulacomandados por Tarique.
Derrotaram os Visigodos na famosa
Batalha de Guadalete no ano de 711.
Os Muçulmanos invadiram e
conquistaram quase toda a
Península Ibérica, com excepção do
Monte-das-Astúrias, ao Norte, onde
se refugiaram os Visigodos que
comandados por Pelágio, derrotaram
os Mouros na Batalha de Covadonga.Pelágio foi aclamado rei das Astúrias



O que queriam os mouros ?



O objectivo era expandir o islamismo. A sua influência foi mais notória no Sul do
território, onde permanecem mais tempo (500 anos). Era um povo com grandesconhecimentos científicos na Matemática, Escultura, Poesia e Música
Existem na Península Ibérica inúmeros vestígios dos mouros – mesquitas, palácios.
• Introduziram novas plantas como : a alfarrobeira, a amendoeira, a figueira, a
oliveira, a laranjeira, etc.
• Trouxeram novos processos de rega : a azenha, a nora, o chafariz, etc.
• Introduziram novas palavras : algodão, Algarve, algarismos, arroba.
• Trouxeram novos conhecimentos na medicina, na matemática (os algarismos) e
na navegação (bússola e astrolábio). Introduziram o papel e a pólvora.



o biscoito


A pedido do Rodrigo aqui fica o seu belo animal de estimação, o coelho mais mimado lá de casa, chama-se Biscoito e é muito traquina (diz o Rodrigo) . Nesta fotografia está a descansar depois de tanta correria.
-Desafio-vos a descobrir em que aventuras ele se mete. Escrevam aqui as vossas ideias!!! A melhor será publicada no blog.
Uma boa chuva de ideias!!!