terça-feira, 27 de janeiro de 2009

os determinantes

Nome:_____________________________ Data:_________ Inf._________


(o , a , os , as) - são os determinantes artigos definidos

(um, uma, uns , umas)- são os determinantes artigos indefinidos

Lê com muita atenção.

- A menina tem uma flor na mão.

- O rapaz lê um livro.

- Estas violetas e aquelas rosas são tão lindas!

- A minha casa fica no terceiro andar.

1.1. A que classe gramatical pertencem as palavras sublinhadas?______________________


  • 1.2. Indica o género e número das palavras que se seguem:

    rapaz-


    menina -


    flor -


    livro-


    violetas -


    rosas-


    casa-


    andar-





    Nas frases que acabaste de ler aparecem palavras destacadas ( a negrito)que estão antes dos nomes e servem, entre outras coisas, para:

    Ajudar a conhecer o género e o número do nome a que estão ligadas.

    Estas palavras constituem a classe gramatical –

OS DETERMINANTES


1- Determinantes Artigos


DEFINIDOS - o,a,os,as
INDEFINIDOS-um,uma,uns,umas


Exercícios:

A. Sublinha os determinantes artigos das frases e clasifica-os correctamente. Segue o exemplo:

- A Marta e a Eliana têm uma piscina com um escorrega.

A – determinante artigo definido, feminino, singular.
a - determinante artigo definido, feminino, singular.
uma - determinante artigo indefinido, feminino, singular.
um - determinante artigo indefinido, masculino, singular.



- Umas amigas da minha mãe e uns amigos do meu pai foram passear.




- O menino fez uma cópia enorme.




- Uma mulher gritou.


- A lua é o satélite da Terra.



- Uns garotos subiram o muro da minha casa.


- As férias foram muito divertidas.


- A Carolina leu um livro muito engraçado.



- A Celeste, à noite guardava a caneta e os lápis.








2- Determinantes Possessivos

meu,minha,teu,tua,seu,sua,nosso,nossa,vosso,vossa,

meus.minhas,teus,tuas,seus,suas,nossos,nossas,vossos,vossas,






Exercícios:

B. Sublinha os determinantes possessivos das frases e classifica-os correctamente. Segue o exemplo:

- A minha professora é simpática.

minha – determinante possessivo, feminino, 1ª pessoa do singular.



- O meu pai e a minha mãe foram comigo à praia.




- Os vossos cães gostam da nossa gatinha.



- Abram a porta, meus filhos! Sou a vossa mãe.



- A cabra e os seus cabritinhos.


- Cuidado com o lobo durante a minha ausência.


- Onde estão os meus filhos?


- Os vossos cadernos estão limpos.


- A nossa mãe tem uma voz mais fina.


- Tenho que ir comprar hortaliças para o nosso almoço.



3- Determinantes demonstrativos


este,esta,esse,essa,aquele,aquela,o outro, a outra, o mesmo, a mesma

estes,estas,esses,essas,aqueles,aquelas, os outros, as outras, os mesmos, as mesmas

tal
tais

Exercícios:

C. Sublinha os determinantes demonstrativos das frases e classifica-os correctamente. Segue o exemplo:

- Essa janela e aquela porta são muito frágeis.

Essa – determinante demonstrativo, singular, feminino.
aquela - determinante demonstrativo, singular, feminino.



- Este anel e esta pulseira foram-me dados no meu aniversário.


- Aquela moça vivia numa lindíssima quinta.

- Este chocolate não presta.

- Quanto custa este relógio?

- O tal filme é bom.

- Eu uso o mesmo perfume que tu.

- O palhaço fixava aquele menino de cabelos ondulados.

- Ele admirava esses olhos.

- A criança entendeu o outro significado.

- Aqueles bonecos azuis são muito bonitos.

- Este grilo gosta de cantar.

- Esses berlindes eram meus.

- Os outros rapazes fugiram e deixaram-nos sozinhos.

- Eu tive a mesma ideia que tu.

Sem comentários: