quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

a lagarta E.G.A. (PALAVRAS ESDRUXULAS, GRAVES, AGUDAS

Era uma vez uma lagartinha muito engraçada que morava no país da classificação das palavras quanto à silaba tónica ( a sílaba tónica era a mais forte).

Era uma cidade com um nome muito complicado de decorar. As palavras que moravam noutras cidades por vezes queriam ir tomar chá com algumas palavras dessa cidade mas perdiam-se e não encontravam as casas no meio de tanta confusão.

Então a LAGARTA EGA teve uma grande ideia, ela seria a guia turistica da cidade e quando alguma palavra vizinha quisesse tomar um chazinho com as suas amigas e comer umas bolachinhas de chocolate,ela gritaria bem alto o nome e assim iriam abrir a porta.

grande ideia!!!! disseram todos.

entao num lindo dia de sol, o velho amigo panorapalavrix quis visitar o amigo PARDAL, e a lagarta EGA , logo se ofereceu para gritar. parDAAALLLLLLL era de facto a última silaba , e lá morava a dona AGUDA, que já tinha preparado o seu famoso bolo de chocolate quente e um belo chá de tilia.

dias mais tarde apareceu o CARAMELO, vinha também tomar um chá .a lagarta EGA que nessa altura estava a ver a "Vip Manicure", não gostou nada de ser interrompida, mas lá gritou bem alto. caraMEEEEEEEEEEEEElo, era mesmo a penúltima silaba e a senhora GRAVE veio logo à janela , mas também com aquela gritaria quem não seria capaz de a ouvir????

mas o que a irritou mesmo, foi quando apareceu a BRICA, foi mesmo na hora em que ela ia começar a ver o "tá a gravar",- isto era imperdoável!!!!! -disse ela = agora estou mesmo furiosa. Abriu a janela e encheu os pulmões de ar e gritou tanto que na cidade inteira se ouviu: a FAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA brica está a chegar. Veio toda a gente à rua a pensar que era alguma emergência, mas não era. é que a antepenúltima silaba era a silaba mais surda que por ali havia e nem se tinha lembrado de fazer chá , de tão esquecida que estava.

finalmente a lagarta EGA podia ir ver o seu programa favorito. e fechou a janela com tanta força que os vizinhos nem se atreveram a perguntar-lhe mais nada.


desde esse dia jamais se esquecerão:

  • palavras agudas- são aquelas em que a sílaba tónica é a última ( chaminé, avião)
  • palavras graves- são aquelas em que a sílaba tónica é a antepenúltima sílaba( caderno, palavra, sapato)
  • palavras esdrúxulas- são aquelas em que a sílaba tónica é a antepenúltima sílaba( árvore,rio, essencialmente)

e vós não se esqueçam de a chamar cada vez que dela precisarem.

EXERCICIOS

Chegou a Primavera, viva a Primavera, repetiam os pássaros empoleirados nos troncos carregados de flores. Foi então que o Inverno resolveu aproximar-se para ver o espectáculo mais de perto. Pôs óculos e ficou olhando, com surpresa, a bela árvore colorida.


1- Escreve as palavras agudas, graves e esdrúxulas que há no texto.
agudas_
graves_
esdrúxulas_

2- Escrever uma frase com, pelo menos, uma palavra esdrúxula _________________________________________________________________________

3-Escrever uma frase com pelo menos duas palavras agudas

_____________________________________________________________________

4-Escrever uma frase com, pelo menos, quatro palavras graves

____________________________________________________________________



5- procura palavras no dicionário e depois classifica-as quanto á posição da sílaba tónica (usa a lagartinha)


















5 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito. Mas achei um erro no final da história "palavras graves- são aquelas em que a sílaba tónica é a antepenúltima sílaba". Deveria ler-se "penúltima". Sei que já foi há algum tempo mas como ainda aparece em pesquisas efetuadas...

Anónimo disse...

Bem explicado, mas com uma erro na conclusão, já relatado no anterior comentário.
Palavras graves - penúltima sílaba e não antepenúltima.

Maria Mateus disse...

Explicação interessante,porém no texto várias palavras carecem de acentuação. E é de acentuação que trata...

Anónimo disse...

oiii

Anónimo disse...

t6